Rececionista
Rececionista
A Joana optou pelo modelo de Harvard por ser simples e minimalista.
Criar CV"Rececionista experiente e competente, com mais de dez anos de experiência em empresas de produção. Capacidade comprovada de manter a eficiência operacional, proporcionando uma excelente experiência ao cliente num ambiente de trabalho rápido e de grande volume. Engenhosa, simpática e enérgica, trabalho bem sob pressão e procuro melhorar continuamente as minhas competências para me manter na vanguarda do serviço ao cliente."
Joana Andrade - Chefe de Receção
Índice
Como aperfeiçoar o teu CV de rececionista?
Os rececionistas são o primeiro ponto de contacto em qualquer empresa, pelo que devem representar e promover particularmente bem a marca do empregador. Não há melhor maneira de transmitir as tuas capacidades de atendimento ao cliente e de receção do que elaborar um bom CV de rececionista.
Todos os funcionários da linha da frente são considerados a "cara" de uma organização. Por isso, como rececionista, deves demonstrar que não és apenas profissional, mas que também te preocupas com as pessoas.
Hoje em dia, as pessoas querem saber se as empresas que apoiam são éticas e têm carácter. Os dias de transações frias e indiferentes acabaram, e os rececionistas são onde tudo começa.
Se queres conseguir uma entrevista, a tua paixão pelo serviço deve transparecer no teu CV de rececionista.
Este artigo mostra-te a melhor forma de realçar as tuas competências e os teus pontos fortes com confiança e entusiasmo. Também te damos exemplos de CVs de rececionista para veres como se faz.
Exemplo de CV de rececionista

Ao olhar para este modelo de CV de rececionista, podes ver como a Joana destaca no resumo a sua carreira com anos de experiência. Diz também ao leitor que é uma profissional da indústria transformadora e que sabe trabalhar sob pressão. A Joana menciona o atendimento e o serviço ao cliente duas vezes, o que indica que é aí que está o seu foco. Escolheu o modelo profissional de Stanford em azul corporativo, que pode ser utilizado com ou sem fotografia, para se destacar.
Descarrega este exemplo de CV de Rececionista em PDF
A elaboração de um CV de rececionista bem sucedido requer um planeamento antecipado, por isso dedica algum tempo sem interrupções.
Encara-o como um projeto que coloca no papel o que tens para oferecer da forma mais exata possível, para que o leitor te conheça através de uma simples leitura.
No centro de qualquer bom CV personalizado está um CV principal, um documento abrangente que cobre toda a tua formação, competências e experiência profissional.
O documento deve -
Fluir, ser lógico e de fácil leitura
Ter um tipo de letra preto simples sobre um fundo branco
Não conter erros ortográficos nem de formatação
Estar bem apresentado, organizado, organizado e profissional
Começar pelo teu emprego mais recente ou atual e recuar até ao teu primeiro emprego
Apresentar as tuas qualificações e habilitações da mesma forma
Incluir soft kills e hard skills
Incluir dados de referência precisos em cada emprego ou função
Dedica tempo e assegura-te de que nada é esquecido, porque este CV constitui a base de todas as futuras candidaturas a emprego. Pode ser tão extenso quanto necessário, por isso sê meticuloso.
Inclui todos os cargos, todas as responsabilidades e todas as conquistas em cada função. Obviamente, isto requer muito tempo, mas é essencial para o teu sucesso futuro.
Enquanto escreves o teu CV, faz cópias de todas as qualificações relevantes, prémios, cartas de referência e tudo o mais que seja importante. Guarda tudo num ficheiro seguro juntamente com o teu CV e mantém-no num local de fácil acesso.
Lê e edita sempre o teu texto principal com cuidado, para que não tenha erros. Se possível, pede a outra pessoa para verificar se há erros. Não queres que erros gramaticais básicos afastem os leitores.
Dica para o CV Maker:
Os principais elementos do teu CV são as tuas informações de contacto, o teu emprego e o cargo mais recente. É aqui que os gestores de recursos humanos procuram primeiro, por isso certifica-te de que estes elementos são fáceis de encontrar.
Inclui as tuas competências de rececionista
As competências para as funções de rececionista variam de um sector para outro, mas são necessárias competências essenciais em todos os setores.
Não te esqueças de nada quando compilares as competências de rececionista do teu CV. Enumera todas as tuas competências, tanto as soft skills como as hard skills, mesmo que só as tenhas utilizado durante um curto período de tempo ou que tenhas mudado de setor. As competências transversais podem não ser tão evidentes para ti porque as usas diariamente.
Por isso, para cada função, dedica algum tempo a descobrir o que fazes e que competências são necessárias para fazeres o teu trabalho da melhor forma possível.
Aqui estão algumas competências pessoais ou soft skills essenciais para rececionistas –
Adaptabilidade: lidar com situações variadas e muitas vezes em rápida mudança
Empatia: compreender as emoções e o ponto de vista de alguém
Auto-controlo: manter a calma e a cabeça fria perante as mudanças e os desafios
Paciência: saber quando esperar, quando responder e quando agir
Ouvir com atenção: ouvir para compreender e fazer com que o interlocutor saiba que foi ouvido
Linguagem positiva: utilizar um discurso otimista e tranquilizador para acalmar a negatividade e ganhar a confiança do cliente
Comunicação clara: transmitir informações de uma forma direta e fácil de compreender
Assumir responsabilidades: assegurar que os problemas são resolvidos, independentemente de quem é o culpado
As competências técnicas ou hard skills variam consoante o setor, mas terás de –
Experiência de trabalho com programas de software específicos
Conhecer os produtos e serviços da empresa
Conhece todos os funcionários e o departamento em que trabalham
Estar informado sobre quem está dentro e fora do escritório
Informações básicas sobre promoções e ofertas de marketing
Declaração pessoal e resumo do perfil
Não precisas de uma declaração pessoal para um CV de rececionista, mas deves escrever um resumo do perfil no início de cada CV personalizado. Embora possas escrever um resumo e ajustá-lo para várias candidaturas semelhantes, é melhor reescrever o resumo de cada vez se houver algum intervalo de tempo.
Aqui tens exemplos de resumos de perfis em diferentes níveis de aptidões e competências. O texto a negrito indica informações pertinentes que permitem ao leitor saber imediatamente pormenores vitais antes de ler o resto do CV.
Rececionista - Exemplo de resumo de perfil - Sénior
Rececionista sénior altamente profissional com mais de dez anos de experiência em empresas de produção. Capacidade comprovada de manter a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, proporcionar uma excelente experiência ao cliente num ambiente de ritmo acelerado e de grande volume. Responsável, amigável e energético, eu trabalho bem sob pressão e melhoro constantemente as minhas competências para permanecer na vanguarda do serviço ao cliente.
Rececionista - Exemplo de resumo de perfil 2 - Experiente
Rececionista competente e prestável com cinco anos de experiência num centro médico movimentado.Sou capaz de lidar com todos os aspetos da administração e serviço ao paciente com cuidado e empatia. *Eu consigo lidar bem com a pressão* e quero desenvolver a minha carreira no setor médico.
Rececionista - Exemplo de resumo de perfil 3 – Experiencia limitada
Rececionista com experiência de dez meses em salão de cabeleireiro e beleza. Experiência em marcar consultas para clientes, registar cancelamentos, atender, receber e acomodar clientes e imprimir faturas. Sou uma pessoa extrovertida, profissional, que aprende rapidamente e que deseja progredir na carreira.
Qual é a diferença entre um perfil e uma declaração pessoal?
Um resumo do perfil é uma breve declaração incluída no início do teu CV, enquanto uma declaração pessoal é uma motivação mais longa e separada.
Um resumo do perfil tem normalmente menos de 100 palavras; uma declaração pessoal tem entre 500 e 1000 palavras.
Os resumos de perfil também podem ser designados por "síntese", "resumo profissional", "resumo de competências/qualificações" ou "biografia profissional".
Qual é que devo usar?
As funções profissionais, de gestão, executivas e especializadas têm vantagens com uma declaração pessoal. Pode também ser utilizada para entrar em programas de formação pós-graduada e estágios.
Por outro lado, todos os CV beneficiam de um breve resumo do perfil porque permite ao leitor saber quem és antes de ler o teu CV.
Por isso, é essencial que não tenhas pressa em redigir ambas as declarações e que as escrevas especificamente para cada emprego. É a tua oportunidade de te destacares dos outros CVs de rececionista, uma vez que todos os candidatos têm qualificações e experiência profissional semelhantes.
Um resumo do perfil ou uma declaração pessoal otimista, honesta e informativa é a tua chave para conseguires a primeira entrevista.
O que devo dizer?
Mesmo que o resumo do perfil seja curto, deve ser relevante para o leitor. Partindo do anúncio de emprego e utilizando a tua experiência, inclui competências técnicas e pessoais, anos de experiência e quaisquer palavras-chave que possas identificar. Deves fazer corresponder o teu resumo aos requisitos do empregador, tanto quanto possível.
Tem em conta os seguintes pontos –
O título do emprego
Destaca os teus conhecimentos
Inclui os anos de experiência
Aborda as tuas principais competências
Adequa o CV às necessidades do empregador
Uma declaração pessoal deve conter os mesmos pormenores que o resumo do teu perfil, mas alargados para dar informações mais amplas sobre as tuas competências e experiência. Também te permite transmitir informações essenciais, como a razão pela qual estás numa determinada carreira, gostarias de a seguir ou porque estás a pensar mudar de carreira.
Dedica algum tempo a fazer corresponder a tua declaração pessoal aos requisitos da entidade empregadora, tanto quanto possível.
Seja qual for a informação que decidas incluir, mantém ambas as declarações amigáveis, conversacionais e otimistas; é a primeira impressão que os potenciais empregadores têm de ti.
Como usar o teu CV principal
Quando o teu CV principal estiver completo, podes candidatar-te rapidamente a empregos e ter a certeza de que não omites nenhum detalhe importante.
Quando vires um emprego a que te queiras candidatar, lê-o com muita atenção, anotando os principais requisitos. Muitas vezes, os empregadores utilizam palavras-chave na descrição do emprego para analisar as candidaturas.
A análise é uma forma de separar os candidatos adequados dos restantes utilizando palavras-chave e pontuação. Se o teu CV para empregos de rececionista acabar com os "outros", não voltarás a ouvir uma palavra, a não ser uma mensagem educada de lamento.
A melhor forma de identificar palavras-chave numa oferta de emprego é procurar nas funções palavras diretamente relacionadas. Por exemplo, se fores rececionista de um hotel, procura títulos de emprego relacionados, como rececionista de uma casa de hóspedes, de um bed and breakfast, de um parque de férias ou de um alojamento de luxo.
Tem em conta que as empresas podem ter títulos diferentes para os empregos de rececionista. Além disso, considera títulos como responsável de receção, executivo de informação e assistente de receção.
O teu próximo passo é condensar o teu currículo num CV de rececionista que passe pelo software de análise e chame imediatamente a atenção do leitor. Consegues isso extraindo informações relevantes e cruciais do teu currículo e transferindo-as para um CV de competências de rececionista adaptado ao emprego específico.
É fundamental saberes que os recrutadores e os empregadores demoram apenas alguns segundos em cada candidatura antes de passarem à frente, porque procuram informações exatas. Se não as encontrarem, não continuam a ler.
Colocar palavras-chave pertinentes na tua candidatura desde o início faz com que os candidatos continuem a ler. Também lhes diz que leste o anúncio de emprego com atenção e que não lhes estás a desperdiçar tempo.
Existem algumas regras para um CV de rececionista à medida –
Mantém o mesmo formato claro e conciso, a preto e branco, do modelo principal
O tamanho importa, por isso não excedas 2 a 3 páginas
Torna-o relevante apenas para o emprego
Mantém a linguagem positiva, proactiva e fácil de ler
Verifica cuidadosamente a ortografia, as datas e a sequência
Não incluas os dados de contacto das referências; em vez disso, diz "disponível a pedido"
Inclui também a nota - 'um CV detalhado está disponível a pedido'
Resumindo
Conseguir o emprego de rececionista dos teus sonhos está nas tuas mãos porque, na vida, o que investimos é o que ganhamos. Se dedicares algum tempo a planear e a compilar um bom CV de rececionista, estarás a investir no teu futuro.
Eis os pontos-chave para escreveres um CV de competências de rececionista perfeito –
Dedica algum tempo à elaboração de um CV principal
Guardar o teu modelo e todos os documentos relevantes num ficheiro seguro e de fácil acesso
Lê atentamente os anúncios de emprego e escolhe as palavras-chave
Compila um CV resumido a partir do teu CV principal, utilizando apenas informações relevantes para o emprego
Escreve um resumo pessoal no CV, centrado nos requisitos do emprego
Quando envias a tua candidatura –
Envia sempre o teu CV personalizado e a tua carta de motivação em formato pdf
Não envies outros documentos a não ser que sejam essenciais
Verifica se os teus dados de contacto são fáceis de encontrar no CV
Não incluas referências na candidatura inicial
Cria o teu CV de rececionista agora!
Criar CVPerguntas Frequentes sobre o CV de rececionista
Estás interessado numa carreira de rececionista ou a pensar numa mudança de carreira nesse sentido?
Respondemos a algumas das tuas preocupações mais importantes -
O que é um CV de rececionista e como o utilizo?
Um CV principal para rececionistas é uma compilação do teu nível de escolaridade mais elevado, da tua formação contínua e do teu primeiro emprego até ao teu emprego atual ou mais recente.
Porquê fazer um CV de competências de rececionista?
Em última análise, para poupar tempo e apresentares-te sempre da melhor forma possível. Quando tiveres todas as informações precisas num único local, do princípio ao fim, nunca mais terás de o fazer. E tudo o que é necessário é atualizá-lo anualmente.
Quando é que devo incluir detalhes das referências?
Só depois de o recrutador ou empregador ter entrado em contacto contigo e ter pedido informações sobre as referências. Nunca incluas dados sobre as referências quando respondes a um anúncio de emprego.
Se o recrutador voltar a contactar-te para uma entrevista de seleção, poderá pedir-te referências, mas se não o fizer, não te preocupes. A tua candidatura pode não ser aceite nesta fase, ou o entrevistador pode preferir pedir as referências na fase final de contratação.
Incluir detalhes das referências logo à partida coloca-te a ti e à pessoa que te referencia em risco.
Em primeiro lugar, estás a partilhar os dados pessoais de alguém com pessoas sobre as quais nada sabes. Isto deixa a pessoa em risco se os seus dados caírem nas mãos erradas.
Em segundo lugar, os recrutadores sem escrúpulos podem contactar primeiro a pessoa que indicou o candidato antes de te contactarem a ti. Embora se trate de uma prática desleal, se lhes forneceste os dados, pouco podes fazer.
Por último, se a pessoa que te referencia for surpreendida por uma chamada de que não está à espera, pode não a atender ou não se lembrar de todos os teus pormenores e dar uma referência fraca.
Quando estás à procura de emprego, é sempre melhor contactar previamente as tuas referências e recordar-lhes que aceitaram dar-te referências de emprego. Quando passam alguns anos, pode ser difícil recordar datas, responsabilidades profissionais e outros pormenores cruciais.
Avisar uma entidade patronal anterior garante que ela ainda está disposta e disponível para fornecer uma referência. Ajuda a garantir que todas as tuas referências são confirmadas e promove as tuas competências e capacidades com precisão.
Deves incluir hobbies e interesses no teu CV?
Se incluíres passatempos e interesses num CV ou numa declaração pessoal, menciona apenas os relevantes para o emprego. Evita também afiliações irrelevantes e realizações pessoais.
Lembra-te de que os recrutadores e os empregadores têm pouco tempo e não vão ler nada de irrelevante. Os passatempos e interesses são excelentes para a nossa saúde e bem-estar, mas não os incluas a menos que estejam relacionados com o emprego.
Um bom exemplo de um interesse relevante se te estás a candidatar a um emprego de rececionista seria debater e falar em público como membro dos Toastmasters International.
De que habilitações preciso?
Para todas as funções de rececionista, precisas de um diploma do ensino secundário e, eventualmente, de um nível de estudos mais elevado, consoante a entidade empregadora.
Preciso de mais competências?
O ensino secundário é suficiente para a maioria das funções de rececionista de nível básico e muitas empresas estão dispostas a formar rececionistas no local de trabalho.
No entanto, são necessários alguns conhecimentos de informática e uma vontade de melhorar as tuas competências informáticas e de comunicação.
Existem vários cursos de formação para rececionistas que oferecem diferentes níveis de competências e formação. Muitos podem ser concluídos online.
Existem diferentes áreas de especialidade?
Todas as empresas com clientes precisam de uma voz simpática para os cumprimentar ao telefone e de uma personalidade acolhedora para os receber quando os visitam.
No entanto, diferentes setores precisam de diferentes tipos de personalidades.
Por exemplo, um CV de rececionista médico tem de ser atencioso e ter muita empatia. Já para um CV de hotel, os rececionistas devem ser profissionalmente simpáticos. As indústrias da beleza, música e entretenimento, por outro lado, querem rececionistas vibrantes e competentes.
A especialização num setor significa que tens um maior conhecimento do produto e que compreendes melhor as necessidades dos teus clientes. Além disso, poderás ser mais produtivo num setor que corresponda à tua personalidade e interesses. No entanto, não é necessário especializares-te se fores adaptável.
Se queres ser uma rececionista bem remunerada, concentra-te nas tuas capacidades de atendimento ao cliente, comunicação, profissionalismo e eficiência.
Há progressão na carreira?
As funções de rececionista começam com posições de apoio de nível de entrada que progridem para recepcionistas que tratam da área de receção de forma independente.
Consoante o setor de atividade e o facto de teres ou estares disposto a adquirir competências e qualificações adicionais, poderás progredir para secretário, assistente pessoal ou relações públicas.
Como é que começo?
Antes de mais nada, elabora um CV principal de rececionista, para que não percas tempo a candidatar-te a empregos quando vires anúncios relevantes.
Se acabaste de concluir os estudos ou estás a pensar mudar de carreira, dirige-te diretamente às grandes empresas, que são mais propensas a oferecer formação, ou então candidata-te a postos de trabalho.
Embora uma declaração pessoal não seja normalmente um requisito para este tipo de função, pode ser uma boa ideia para motivar a tua escolha de carreira quando tens pouca ou nenhuma experiência.
Consegue a entrevista para o emprego dos teus sonhos com o CVMaker
Cria facilmente um CV profissional em 10 minutos e descarrega-o quando e onde quiseres!
Cria o teu CVAumenta a probabilidade de conseguires o teu emprego de sonho com o CVMaker.