Exemplos de CV

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Gestor de Vendas

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Gestor de Vendas

O Roberto conseguiu chegar a um lugar de assistente de vendas no seu primeiro emprego após a licenciatura. Passados alguns anos, assumiu o cargo de Diretor de Vendas. O modelo Cornell é um modelo de CV moderno e bem organizado. O Roberto pode guardar todas as informações relevantes numa página, para que um novo empregador possa ver rapidamente as competências e experiências que ele tem para oferecer.

Criar CV

"Gestor de vendas motivado e com capacidade de liderar equipas para estabelecer recordes de vendas. Experiente em todas as vertentes de vendas internas, vendas externas, atendimento ao cliente e formação. Orientado para o cliente com excelentes capacidades de gestão do tempo."

Roberto Pereira - Gestor de Vendas

CV de Gestor de Vendas

Índice

Como criar o teu CV de Gestor de Vendas?

Estás a pensar em candidatar-te a um emprego na área das vendas? Precisas de começar com um CV de vendas que abra a porta a uma entrevista. Um CV que fará com que o gestor de recrutamento deixe de analisar a pilha de CVs e te contacte imediatamente.

A forma mais eficaz de o fazer é concentrar-te nas tuas conquistas profissionais. Costuma dizer-se que deves vender a solução para um problema e não a oferta de um produto ou as suas características. O mesmo se aplica à tua candidatura. Destaca as tuas capacidades de negociação, de construção de relações e de resolução de problemas. Isto transformará o teu CV numa história de objetivos de vendas superados, contratos lucrativos conquistados e grandes quantidades de receitas geradas.

Por isso, antes de enviares a tua próxima candidatura de vendas, lê o que se segue e constrói o CV de vendas perfeito que te abrirá oportunidades.

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Um bom CV de vendas é como a melhor das tuas apresentações iniciais: coloca-te à frente do cliente (ou, neste caso, do gestor de contratação) para que possas fazer a venda. Faz a tua apresentação em ordem e estarás a caminho do teu próximo trabalho de vendas. O que faz um profissional de vendas?

Os profissionais de vendas vendem, é claro, mas há mais do que oferecer um produto ou serviço e ir embora. Os profissionais de vendas têm de saber o que estão a vender. Mas também têm de compreender os seus clientes, o mercado e o que os diferencia de outros produtos semelhantes.

Os sete tipos de empregos na área das Vendas

Nem todos os empregos na área das vendas são iguais. Apresentamos-te sete funções diferentes para os vendedores:

1. Vendas internas: Responsável pelo atendimento aos clientes existentes e pela manutenção da relação da empresa com os mesmos.

2. Vendas externas: Venda direta a clientes fora do escritório.

3. Apoio às vendas: Trabalha em equipa para apoiar os vendedores.

4. Serviços aos clientes: Assegura a satisfação dos clientes e aumenta as vendas aos clientes existentes. Semelhante às vendas internas.

5. Geração e desenvolvimento de leads: Pesquisa e trabalha em rede para obter novos contactos comerciais que possam tornar-se clientes.

6. Desenvolvimento do negócio: Vende, vende, vende por qualquer meio, incluindo porta a porta ou chamadas não solicitadas.

7. Gestor de contas: Concentra-se nas contas existentes e continua a vender novos serviços ou produtos.

O mercado de trabalho das vendas depende muito do que vendes. A indústria de vendas de publicidade é completamente diferente do mercado de vendas de automóveis. De acordo com o Wall Street Journal, muitas empresas de alta tecnologia estão em fase de expansão após os despedimentos provocados pela pandemia e os vendedores são necessários, mas difíceis de encontrar. Isso não se aplica a todas as áreas de vendas.

Alguns vendedores podem gerar os seus próprios contactos, enquanto outros recebem contactos do departamento de marketing ou recebem pessoas que entram no seu local de trabalho para comprar. Os vendedores podem ter um cliente pelo qual são responsáveis, o que significa que devem ter uma excelente relação com esse cliente e ser capazes de antecipar e responder às suas necessidades e a quaisquer problemas que surjam. Outros vendedores têm clientes recorrentes ou têm de encontrar continuamente novos objetivos de vendas.

Exemplo de CV - Função do CV de Vendas - Modelo de Cornell

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O que devo incluir no meu CV de Vendas?

O primeiro passo para elaborar o teu CV de vendas é saber quais as secções a incluir. O teu CV deve conter os seguintes elementos:

  • Detalhes pessoais

  • Declaração pessoal

  • Experiência profissional

  • Secção de competências

  • Secção de educação

  • Referências (opcional)

  • Línguas (opcional)

Neste contexto, tens de responder às necessidades de vendas do teu potencial empregador num tom que corresponda ao estilo da empresa. Da mesma forma que pesquisas os teus clientes antes de fazeres a tua apresentação, deves pesquisar a empresa e direcionar a tua apresentação diretamente para o gerente de contratação ou ao teu futuro chefe. Isto tem o duplo objetivo de responder às perguntas: "Adaptas-te à nossa cultura? " e "O que podes fazer para aumentar os meus números de vendas? "

Um bom CV vende-te tão bem como tu vendes os produtos

Um CV de vendas deve representar a tua experiência e o teu papel como vendedor. Segue estes passos para garantir que consegues a entrevista:

  • Aborda diretamente as necessidades da empresa e mostra como podes satisfazer essas necessidades com as competências que já demonstraste.

  • Causa uma primeira impressão profissional com um CV de apresentação e design simples, e que seja de fácil leitura.

  • Concentra-te nas palavras-chave e frases que deves incluir para evitar ser filtrado pelo ATS, o sistema de acompanhamento de candidaturas.

Otimização ATS

Quase todas as grandes empresas utilizam um sistema de acompanhamento de candidatos para analisar e classificar os CVs. Para te ajudar a vencer os algoritmos concebidos para filtrar os CVs mais fracos, certifica-te de que personalizas a tua candidatura para cada emprego. Aqui tens alguns passos para facilitar esse processo:

  1. Analisa o anúncio de emprego e destaca todas as competências e atributos necessários.

  2. Marca os que já tens.

  3. Verifica o teu CV para te certificares de que os dados estão incluídos pelo menos uma vez.

  4. Utiliza palavras-chave e frases exatas do anúncio de emprego.

A segmentação não só te ajuda a vencer o ATS, como também diz ao gestor da contratação que queres aquele emprego específico.

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Como escrever o melhor CV para Vendas?

Aqui, recomendamos-te que te mantenhas no formato de CV mais popular: ordem cronológica inversa. Porquê? Os recrutadores e os gestores de contratação gostam mais deste formato. Sabem exatamente onde encontrar a informação que é importante para eles e podem ver rapidamente em que ponto da tua carreira te encontras neste momento.

Declaração pessoal - o teu discurso de elevador

No teu CV de vendas, esta secção é o único lugar onde podes mostrar o teu discurso de vendas. O resto do teu CV consiste em itens com pontos, mas aqui tens a liberdade de escrever 4 a 5 frases. Descreve o teu estilo de vendas enquanto impressionas com os teus números de vendas.

Não repitas o que vais detalhar na tua secção de experiência, mas destaca um ou dois dos teus maiores êxitos em matéria de vendas. Podes encontrar um exemplo de CV para a tua declaração pessoal abaixo.

Exemplo de declaração pessoal

Profissional de vendas experiente e motivado com cinco anos de experiência em contextos de vendas de alto nível. Tem um historial comprovado de expansão de negócios através da criação de redes e parcerias bem sucedidas. Auto-motivado e empenhado em ajudar a aumentar a rentabilidade da empresa, trabalhando ao mesmo tempo para melhorar a sua reputação.

Competências CV de Vendas - Qualidades procuradas

O que faz de ti um grande vendedor? Consegues explicar isso através de 4 a 7 competências principais? É isso que tens de fazer na secção de competências do teu CV de vendas. As vendas requerem as melhores competências pessoais, mas também precisas de um conhecimento profundo do teu ramo e de ser um utilizador experiente das ferramentas de vendas.

Cria uma lista que responda diretamente às necessidades do empregador a que te diriges, revendo mais uma vez o anúncio de emprego e a tua pesquisa. Escolhe as competências que mais se aproximam das que o novo cargo exige.

Tenta encontrar um equilíbrio entre as tuas competências interpessoais e os teus conhecimentos técnicos. Abaixo encontras exemplos de competências técnicas e pessoais.

Exemplo de uma secção sobre competências de vendas

  • Competências Pessoais (Soft Skills): autoconhecimento, controlo de si próprio, comunicação, competências sociais, motivação e empatia.

  • Competências Técnicas (Hard Skills): pensamento analítico, gestão de equipas, desenvolvimento comercial, inovação.

Estrutura e design do CV: mostra o teu estilo

Já sabes a importância das primeiras impressões, por isso aplica esse conhecimento aqui. Utiliza estas dicas de apresentação para melhorar o aspeto do teu CV de vendas.

Pensa em ser fácil de ler. Apesar de quereres captar a atenção, o teu verdadeiro objetivo é fazer com que o teu documento seja lido. Mantém as margens a 2,5cm e utiliza um tipo de letra claro e legível. Deixa um espaço amplo.

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Dica para o CV Maker:

Os principais elementos do teu CV são as tuas informações de contacto, o teu emprego e o cargo mais recente. É aqui que os gestores de recursos humanos procuram primeiro, por isso certifica-te de que estes elementos são fáceis de encontrar.

Por último, certifica-te de que o texto e a formatação do teu CV não contêm erros de digitação e de formatação. Utiliza uma ferramenta de criação de CV online como a do CV Maker para iniciares rapidamente a tua procura de emprego.

Principais conclusões para um CV de Vendas

  • Concentra cada CV no emprego pretendido, personalizando o teu CV de vendas para responder às necessidades de cada empregador.

  • Utiliza as tuas excelentes capacidades de comunicação e de venda para convencer o teu potencial empregador.

  • Aproveita o Criador de CV para te ajudar a fechar o negócio do teu novo emprego!

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