CV

>

Como fazer uma lista das certificações e cursos no CV, com dicas e exemplos

StarStarStarStarStar

Como fazer uma lista das certificações e cursos no CV, com dicas e exemplos

por CVMaker

  • CV
  • · October 11 2022
  • · 7 minutos de leitura
Cursos e certificados

Índice

Queres destacar-te dos outros candidatos? Estás a terminar vários cursos de curta duração, enquanto mudas de carreira? Talvez queiras mostrar iniciativa e vontade de aprender. Seja qual for a tua área de formação, o nosso artigo diz-te tudo o que precisas de saber sobre quando e como listar os teus cursos e certificados no CV.

Queres criar um CV profissional?

Começa já

Antes de darmos mais pormenores sobre os cursos e certificados, convém indicar as diferentes convenções de nomenclatura que podes encontrar, lembrando que os títulos de secção abaixo podem utilizados conjuntamente num CV:

  • Licença;

  • Credenciais;

  • Cursos;

  • Certificados;

  • Certificação;

  • Formação profissional;

  • Desenvolvimento profissional.

Para entrar no mercado de trabalho atual, é necessário algum tipo de formação profissional, certificação ou licença, daí a razão de ser de um CV. Ao elaborar um CV, só deves inserir informações que sejam relevantes para as tuas metas de carreira. O principal motivo é uma ferramenta conhecida como Sistema de Recrutamento de Candidatos (ATS). Os recrutadores e responsáveis de contratação usam este programa para analisar CV, em função dos requisitos de cada cargo. Isto permite-lhes identificar, encontrar e classificar candidatos por tempo de experiência, cargo, competências, qualificações e muito mais. 

O que são os cursos e certificados num CV?

Os cursos são uma secção adicional que acompanha as tuas áreas de especialização e experiência de trabalho. Refere-se a documentos oficiais emitidos por instituições, associações ou conselhos credenciados e deve ser breveconcisa e estar alinhada com os teus objetivos profissionais. 

Por um lado, os cursos são um tipo de formação que te permite aprender, cultivar e desenvolver novas competências. Um certificado, por sua vez, é a autenticação e validação das tuas competências ou credenciais. Concluir cursos e receber certificados comprova a tua proficiência numa determinada área/setor. Além disso, mostra iniciativa e vontade de te manteres atualizado. Incluí-los fará com que sejas reconhecido pelo que fazes e ambos podem ajudar-te a progredir na carreira!

Utilizamos os termos 'certificado' e 'certificação' de forma indistinta neste artigo, para evitar confusão na interpretação dos leitores.

Como adicionar cursos a um CV? 

É um erro comum achar que os diplomas escolares ou universitários são o único tipo de formação que se deve inserir no CV. A realidade não é essa. Os cursos e qualificações relevantes que tenhas tirado acabam por ser mais vantajosos para ti do que a tua educação geral. O seu principal valor reside em privilegiarem as competências de trabalho, dando-te uma especialização numa determinada área. Lembra-te das diferentes nomenclaturas possíveis e de que esta deve ser, de preferência, uma secção à parte, mas que os cursos também podem aparecer na secção de Educação de um CV. 

Ao decidir os cursos a adicionar e excluir, pensa nos teus objetivos profissionais. Vão favorecê-los? Põe-te no lugar do empregador e pensa nos cursos que ficam melhor no CV. Lembra-te de que ele deve ser adaptado a um cargo específico. 

Camera Flash

DICA

Pensa em remover os cursos e certificados que estiverem desatualizados. Esta informação pode tornar-se redundante e irrelevante para o recrutador que estiver a ler os teus documentos.

Secções obrigatórias e opcionais dos cursos e certificados num CV

Aconselhamos-te a descreveres os cursos e certificados da forma mais sucinta possível, ocupando 1 a 2 linhas no máximo. Faz apenas descrições mais longas se tiveres recebido ou conquistado algo para além do curso, como um "Prémio de melhor aluno da turma", ou se tiveres adquirido uma competência específica. Por exemplo, talvez tenhas feito um curso de Marketing Digital que incluísse tópicos de SEO, marketing por e-mail e Google Analytics. Estes podem ser relevantes para os teus objetivos profissionais, por isso pode ser vantajoso incorporá-los. 

Obrigatório

  • Entidade/nome do curso;

  • Emitido por; 

  • Data de emissão (data de conclusão ou "em curso").

Marketing - Exemplo de um CV básico

Exemplo de CV - Fundamentos do Marketing Digital - Google Digital Garage

Opcional

  • Duração;

  • Local (online/localização específica);

  • Descrição ou módulos;

  • Tipos de exames, atividades ou projetos;

  • Resultados ou competências básicas adquiridas, como competências técnicas ou pessoas.

Marketing - Exemplo de CV básico com secções opcionais

Exemplo de CV - Fundamentos do Marketing Digital - Google Digital Garage
Camera Flash

DICA

Lembra-te de que o nosso formato e secções obrigatórias não estão gravados na pedra. A sua ordem, extensão e conteúdo dependem da tua estratégia de escrita e do espaço que ainda tiveres. Se não tiveres espaço, remove as certificações ou descreve-as numa linha. Evita títulos ou subtítulos longos, pois podem confundir o leitor ou dar uma imagem de falta de profissionalismo.

Como listar os cursos e certificações no CV

Se tiraste um curso há mais de dez anos, achas que seria vantajoso ou prejudicial incluí-lo? Adicionar um curso desatualizado provavelmente fará com que o recrutador faça perguntas e pode prejudicar a possibilidade de conseguires o emprego. Os especialistas do CV Maker recomendam-te vivamente que adiciones cursos recentes e relevantes para o cargo.

Encontras a seguir um exemplo de como apresentar os cursos por ordem cronológica, para que o último curso (o mais recente) fique em primeiro lugar. 

Estrutura:

Entidade, Emitido por, Data de emissão (data de conclusão/em curso)

Exemplo:

Formação básica de Agile e Scrum, Agile Scrum Group, 2022\ Programador de aplicações para plataformas, TrainHead, 2021 

Camera Flash

DICA

Como tudo num CV, é provável que te façam perguntas sobre o conteúdo, por isso evita incluir credenciais ou afirmações inválidas ou falsas, que possam afetar negativamente a tua candidatura.

Tipos de cursos e certificados

Ao adicionar os cursos relevantes ao CV, aconselhamos-te a não incluíres o diploma do ensino secundário, a menos que estejas em início de carreira ou que só tenhas o ensino secundário. Se te candidatares a um cargo de investigação ou na universidade, será vantajoso incluíres o grau e o diploma, como podes ver nos exemplos abaixo.

Por outro lado, faz mais sentido incluíres a formação profissional e cursos direcionados para o trabalho se estiveres a candidatar-te a um emprego normal. Lembra-te de que para alguns recrutadores o conhecimento do setor tem mais peso do que a formação académica. 

Ao contrário de alguns cursos superiores, a formação e os certificados profissionais são mais práticos e podem ser inseridos numa secção à parte do CV. Embora os certificados variem muito em termos de conteúdo, duração e metodologia de ensino, incluí-los depende dos teus objetivos profissionais. 

Quatro tipos de cursos a incluir no CV:

1. Os cursos superiores referem-se a qualquer curso tirado numa instituição de ensino superior reconhecida: universidade/faculdade (licenciatura, mestrado, doutoramento) ou outra instituição do ensino superior. Ao contrário dos certificados ou da formação profissional, é melhor inseri-los na secção de Educação do CV. Os cursos superiores aplicam-se a estudantes, recém-licenciados ou pessoas com pouca ou nenhuma experiência de trabalho relevante. Vê o exemplo abaixo:

Exemplo de CV - Bacharelato em Economia e Gestão

2. Os cursos de diploma estão voltados para as competências técnicas e práticas. Uma instituição educativa dá a um aluno um diploma por passar no exame do curso. Em média, são cursos de curto prazo, que demoram até 2 anos a concluir. 

Exemplos de CV - Diploma do Ensino Secundário

3. As certificações são credenciais que comprovam a legitimidade e competência para se exercer um determinado cargo. Um indivíduo ou organização recebe-os depois de fazer um exame ou teste. Podes considerá-las uma garantia ou prova escrita de que uma pessoa cumpre requisitos específicos, sendo qualificada para um determinado cargo. As credenciais variam em termos de conteúdo, duração, custo e tipo de avaliação. 

CV Example - Marketing - Certificado de Pesquisa do Google Ads

4. A formação profissional tem como objetivo dar aos funcionários formação relevante, que lhes permita desempenhar as suas funções de forma otimizada. É normalmente um programa facultado pelo empregador, que pode ser obtido interna ou externamente.

Exemplo de CV - Gestão Estratégica edX - formação profissional

Lembra-te de que, no mercado de trabalho do Reino Unido, é proibido adicionar foto ao CV. Para mais informações, lê o seguinte artigo, que explica como adicionar uma foto ao teu CV.

Exemplos de cursos online para melhorar o teu CV

Seleciona os cursos e certificados que acrescentam ao teu CV competências e conhecimentos relevantes. Aqui tens exemplos de plataformas com cursos grátis online para melhorar o teu CV:

Factos a considerar ao escolher um curso ou certificação:

Vantagens de adicionar cursos e certificações

Os cursos e certificados reforçam as secções principais do CV, dando informações sobre a tua personalidade, ética de trabalho e capacidades. Lembra-te de que só vale a pena adicioná-los se eles enriquecerem o CV e aumentarem a possibilidade de conseguires uma entrevista. 

  • Servem como complemento ou comprovação das tuas competências, apresentando-te como especialista num determinado assunto ou área.

  • Mostram o teu interesse ou paixão por aprender uma nova profissão ou desenvolver novas aptidões.

  • Mostram a tua dedicação, indicando que perdeste tempo a pesquisar, e que és a pessoa certa para o emprego.

  • Dão uma ideia melhor da tua personalidade e motivações. Como tal, mencionam possíveis pontos de discussão que podem ser abordados numa entrevista.

  • Ideais para candidatos com pouca ou nenhuma experiência de trabalho ou que estejam a mudar de carreira, pois manifestam vontade de aprender.

Queres criar um CV profissional?

Começa já

Exemplos de CV - Cursos e certificações 

Sabemos que adicionar cursos e certificados a um CV pode ser um processo tedioso. Foi por isso que os especialistas do CV Maker criaram exemplos de CV com cursos e certificados, para te ajudar. Esta secção mostra-te vários exemplos, tendo em conta as diferentes convenções de nomenclatura e formas de expor estas informações.

Exemplos de CV de estudante - Cursos e certificações

Mestrado em Comunicação Estratégica, King’s College de Londres, 2021-2022

  • Cadeiras relevantes: Comunicação Estratégica: Teoria e Conceitos, Comunicação Estratégica Aplicada, Comportamento e Influência sobre o Público e a População, Introdução à Macroeconomia, Contabilidade de Gestão, Estatística para Economistas, Comportamento Organizacional. Dissertação: Reconhecimento da Marca e Comunicação Integral.

Bacharelato em Marketing, Universidade de Bristol, 2018-2021

  • Cadeiras relevantes: Mercados e Marketing, Comunicação, Questões de Marketing de Consumo e Inovação, Gestão de Projetos, Marketing Digital, Marcas e Estratégia Cultural, Consumo e Comportamento do Consumidor.

Exemplo de CV de Recursos Humanos - Cursos e certificações

Certificados

Certificação em Entrevistas Comportamentais, KeenAllignment, 2020

Formação Geral em Segurança e Saúde no Trabalho, Centro de Segurança e Saúde Ocupacional, 2019

Exemplo de CV de profissional auxiliar - Cursos e certificações

Formação profissional

Enfermeira Auxiliar Certificada, Cruz Vermelha Americana, 2022

Cursos e certificados

Primeiros Socorros (Nível 2), Certificado de formação profissional, 2020

Certificado de Prestação de Cuidados, NHS, 2020.

Exemplo de CV de empregado de mesa - Cursos e certificações

Credencial de Segurança Alimentar, Certificado Profissional de Segurança Alimentar, 2022

Formação de Empregado de Mesa em Restaurantes, Udemy, 2021

Se estiveres a candidatar-te a uma vaga de empregado de mesa, é possível que tenhas um curso de Cozinha. Se for o caso, não deixes de o incluir no CV, se não tiveres mais nada a acrescentar. Este tipo de curso demonstra o teu interesse e conhecimento dos alimentos.

Exemplo de CV de assistente administrativo - Cursos e certificações 

Cursos e certificados

Fundamentos do MBA, Escola de Economia e Ciência Política de Londres (certificação CPD), 2021

  • Curso de dez semanas sobre os pilares de um negócio: estratégia, finanças e pessoas

CPD: Assistente Executivo, 2019 

Exemplo de CV de gestor de vendas - Cursos e certificações

Formação profissional

Formação em Gestão de Vendas, Hubspot Academy, 2020

Cursos

Curso Online de Gestão de Vendas, Great Learning, 2019

Exemplo de CV de auxiliar de enfermagem 

Cursos e certificados

Curso de formação contínua de Cuidados Informados sobre Trauma, Nurse.com, 2021

Certificação de Desenvolvimento Profissional de Enfermagem (NPDC-BC), ANCC, 2022

Exemplo de CV de programador - Cursos e certificações

Análise de Dados, Google Academy, 2021

Estruturas de Dados e Algoritmos: Imersão no Java, Udemy, August 1, 2021

Exemplo de CV de gestor de projetos - Cursos e certificações

Gestão de Projetos Agile 301, Academia de Gestão de Projetos Agile, 2022

Scrum: Fundamentos, LinkedIn Learning, 2021

Exemplo de CV de especialista de marketing - Cursos e certificações

Certificado do Google Analytics, Google Academy, 2021

Certificado de Marketing por E-mail. Hubspot Academy, 2020

Exemplo de CV de Francês e Inglês - Cursos e certificações

Inglês B2, IELTS, 2022

  • Nota do exame: 8/9

Francês B1, DALF, 2021

  • Nota do exame: 93/100

Alemão C1, DSH, 2020

  • Nota do exame: 80%

Lê mais sobre como adicionar idiomas a um CV. São competências básicas para qualquer emprego. Por isso, se falares várias línguas ou se tiveres tirado um curso de línguas, adiciona essa informação à secção de "Idiomas".

Pontos-chave

Quer queiras adquirir novas competências ou aumentar a possibilidade de conseguires o emprego dos teus sonhos, precisas de continuar a atualizar-te. Deixamos-te mais algumas dicas sobre destacar os teus certificados e cursos e o que evitar.

Check

SIM

  • Sê breve, persuasivo e conciso;

  • Segue uma ordem cronológica descendente, a partir do curso mais recente;

  • Insere as informações principais (vê acima quais as secções obrigatórias e as opcionais);

  • Utiliza cursos certificados de instituições estabelecidas e reconhecidas;

  • Inclui palavras-chave do anúncio de emprego para identificar e corresponder aos principais critérios do sistema de recrutamento;

  • Cria primeiro o teu CV específico e depois adiciona os certificados adequados.

Close

NÃO

  • Escrevas descrições extensas dos cursos;

  • Escolhas cursos e certificados desatualizados;

  • Incluas cursos irrelevantes ou genéricos;

  • Adiciones cursos não reconhecidos ou não oficiais;

  • Listes os cursos numa ordem aleatória;

  • Exageres nem mintas sobre as tuas certificações;

  • Incluas uma longa lista de certificados e cursos irrelevantes.

Queres criar um CV profissional?

Começa já

Começa a criar o teu CV

Cria um CV profissional rápida e facilmente com o nosso construtor avançado de CV

+ Criar CV

Atualizado October 11 2022

StarStarStarStarStar

Escrito por

A plataforma CVmaker é uma plataforma de carreira completa para candidatos ao emprego, com ferramentas e informações úteis. Estás pronto a dar o próximo passo na tua carreira? Cria já o teu CV

Consegue a entrevista para o emprego dos teus sonhos com o CVMaker

Cria facilmente um CV profissional em 10 minutos e descarrega-o quando e onde quiseres!

AddSmallCria o teu CV
CheckCircle

Aumenta a probabilidade de conseguires o teu emprego de sonho com o CVMaker.