7 dicas para destacares a tua experiência profissional no currículo
por CVMaker
- CV
- · December 23 2022
- · 4 minutos de leitura

Índice
Chegou a hora de criares o teu CV. Mas, no meio de tantas candidaturas, como garantir que os recrutadores reparam em ti? O melhor que podes fazer é apresentar a tua experiência profissional e competências de forma precisa, clara e de fácil leitura. Podes ter anos de experiência e ser o candidato perfeito para o cargo, mas o teu CV será eliminado se for demasiado confuso.
Na verdade, os recrutadores não passam mais do que alguns segundos a analisar cada currículo. Assim, quando não encontram o que procuram, passam ao candidato seguinte. Isto significa que está nas tuas mãos garantir que o teu CV se destaque para conseguires uma entrevista. Além de utilizares um modelo profissional de CV, o conteúdo do teu currículo determinará se serás ou não chamado para entrevista.
Por isso, apresentamos-te a seguir sete dicas sobre como adicionar a experiência profissional ao currículo.
Cria já o teu CV profissional
Criar CV1. Sabias que os estágios contam como experiência profissional?
Os empregadores querem conhecer a tua experiência profissional mais recente e relevante para o cargo. Por isso, deves começar pelo teu emprego atual ou pelo último, continuando até ao mais antigo. Concentra-te nas responsabilidades mencionadas no anúncio de emprego e ignora tudo o que seja irrelevante.
Excecionalmente, podes optar por não começar pelo teu último trabalho. Por exemplo, se acabaste há pouco o curso e a tua experiência mais recente tiver sido um part-time. Neste caso, um estágio curricular, ou profissional, será mais relevante para o potencial empregador.
Dica:
Se não tens experiência a adicionar ao currículo, descreve em detalhe a tua formação académica ou outros cursos que tenhas tirado. No entanto, deves deixar de fora o ensino básico (e secundário, no caso de teres um curso superior). Além disso, podes enumerar passatempos e interesses que estejam relacionados com o cargo.
2. Utiliza frases curtas para chamar a atenção do recrutador
O teu CV deve ser informativo e fácil de ler. Por isso, evita frases longas e enumera por pontos a tua experiência profissional. A seguir, identifica as palavras-chave incluídas no anúncio que coincidem com a tua experiência profissional e adapta-as, para que o teu currículo corresponda às necessidades do cargo.
3. Concentra-te nos benefícios que poderás oferecer ao empregador com a tua contratação
Especifica que conhecimentos adquiriste e as competências que desenvolveste. Aproveita e descreve responsabilidades e resultados comprovados que tenhas alcançado. Associa tudo isto ao cargo a que te candidatas e apresenta-o de um modo que se evidencie. Pensa em cada aspeto desta forma: se o empregador procurar referências de empregadores anteriores, ficarias bem-visto?
4. Dá atenção às experiências mais relevantes
Quando enumerares a tua experiência no currículo, assegura-te de que esta corresponde às responsabilidades descritas no anúncio de emprego. O objetivo é destacares uma experiência de trabalho apropriada. Podes mencionar brevemente outras, mas apenas se estiverem relacionadas com o cargo.
5. Adapta o teu cargo para corresponder ao do anúncio de emprego
A designação de cada função pode variar de empresa para empresa. Por isso, deves adaptar os nomes dos cargos que já desempenhaste ao do cargo pretendido. Este é um passo essencial para passares na triagem do software de análise de currículos. Estes programas informáticos procuram palavras-chave específicas e rejeitam automaticamente todas as candidaturas que não cumpram os devidos requisitos.
Por exemplo, um médico também é conhecido por “doutor”. Utilizar a terminologia correta ajuda o potencial empregador a reconhecer de imediato a tua experiência profissional.
6. Garante que o teu perfil pessoal corresponde ao conteúdo do CV
Um CV de sucesso começa sempre por um breve perfil pessoal. Aqui, poderás mencionar desde logo a tua experiência profissional, informação que mais adiante terás a oportunidade de aprofundar. A probabilidade de um recrutador continuar a ler o teu CV é maior se ficar impressionado com o teu perfil pessoal. Se possível, lembra-te também de incluir realizações relacionadas com a tua experiência de trabalho.
7. Inclui detalhes de realizações e resultados que ultrapassem as expetativas
Não se trata apenas de descrever o que já fizeste, mas de apresentar resultados e concretizações que ultrapassem as expetativas. Apresenta detalhes do que fizeste e os resultados alcançados, se possível expressos em números. No entanto, deves incluir apenas informações que possam ser confirmadas. Se ainda não atingiste o que te propões alcançar, não te preocupes, pois não é essencial para conseguires uma entrevista.
Cria já o teu CV profissional
Criar CVComo adicionar a experiência de estágio ao currículo
Dedica algum tempo a fazer um rascunho da tua experiência profissional. Começa por enumerar todas as responsabilidades atuais e passadas e depois compara-as com os critérios do anúncio de emprego. Fica apenas com o que mais importa e esquece o resto. Reorganiza as tarefas desempenhadas em cada estágio e coloca as mais relevantes em primeiro lugar.
Segue esta lista de verificação rápida:
Concentra-te em informações cruciais e descreve brevemente cada responsabilidade;
Enumera as competências prévias e as adquiridas;
Quando relevante, menciona os teus resultados;
Começa cada função por uma breve descrição;
Inclui os cursos de formação profissional.
O meu CV tem lacunas – o que faço?
Não entres em pânico: há formas de contornar o problema!
Muitas pessoas têm hiatos de tempo no CV, por vários motivos. Por vezes, fazem um intervalo na carreira para passar tempo com os filhos ou cuidar de um familiar. Outras vezes, podem ter feito uma viagem prolongada ou apenas um intervalo sabático. No entanto, isso não é nada que te impeça de seres contratado.
Se a paragem tiver sido de apenas alguns meses, podes descrever esse período indicando os anos, sem especificar os meses. Por outro lado, se tiveres estado desempregado durante um ano ou mais, podes deixar as datas como estão. Contudo, deves explicar esse intervalo numa breve carta de apresentação.
Se a tua experiência corresponder à vaga, é muito provável que o recrutador te contacte. Quando isso acontecer, poderás explicar essa lacuna no CV.
Já tive um segundo emprego: devo mencioná-lo?
Tudo o que incluíres no currículo deve ser relevante para o cargo a que te candidatas. Se o teu trabalho paralelo incluir competências descritas no anúncio de emprego, deves mencioná-lo.
Quando já tens uma experiência razoável, um segundo emprego é apenas relevante se tiveres adquirido competências de valor. Por exemplo, se te candidatares ao cargo de gerente de restaurante, será importante mencionares que já trabalhaste como empregado de mesa a tempo parcial, pois isso mostra o teu interesse no setor da restauração.
No entanto, se tens pouca ou nenhuma experiência de trabalho, o melhor será referires todos os trabalhos extra que tiveste. Mesmo que a experiência não corresponda à vaga, demonstra as competências que adquiriste ao longo do teu percurso profissional.
Em suma
A tua formação, competências e experiência profissional são cruciais para seres contratado. Porém, o modo como te apresentas é igualmente importante.
Atualmente, isto assume especial relevo, pois a maioria das candidaturas é analisada por programas de recrutamento. Por isso, o teu CV não deve ser demasiado extenso, mas primar pela brevidade, precisão e profissionalismo, realçando devidamente as tuas capacidades.
Queres encontrar o emprego dos teus sonhos?
Mais de 112 872 utilizadores encontraram os seus empregos de sonho graças ao CV Maker
+ Criar CVAtualizado December 23 2022
Escrito por
A plataforma CVmaker é uma plataforma de carreira completa para candidatos ao emprego, com ferramentas e informações úteis. Estás pronto a dar o próximo passo na tua carreira? Cria já o teu CV
Consegue a entrevista para o emprego dos teus sonhos com o CVMaker
Cria facilmente um CV profissional em 10 minutos e descarrega-o quando e onde quiseres!
Cria o teu CVAumenta a probabilidade de conseguires o teu emprego de sonho com o CVMaker.